WhatsApp é sinônimo de sucesso quando falamos de atendimento ao cliente 

Você sabe como o WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa para o sucesso do atendimento ao cliente? Quem sabe utilizar a plataforma para o atendimento consegue manter a proximidade com o cliente, gerando mais interação e reconhecimento com as empresas que trabalha. Atualmente, ter um atendimento ao cliente de qualidade e que torne o consumidor um promotor da empresa é indispensável para obter bons resultados, o que significa que utilizar corretamente o WhatsApp pode ser a chave para o seu negócio deslanchar. 

O WhatsApp é uma plataforma que permite fazer pagamentos, deixar o portfólio e uma imagem do seu negócio registrada. A grande diferença dele para outras plataformas é que o WhatsApp dá ao atendimento ao cliente uma proximidade maior e, se bem utilizado, uma humanização ao atendimento, ainda que com resposta automática. Mas qual é o melhor uso do WhatsApp para que ele reflita em bons resultados em seu negócio? Como tornar essa plataforma a chave do seu sucesso e de um atendimento ao cliente de alto nível? Confira todos os detalhes neste artigo. 

O que mudou no atendimento ao cliente no pós pandemia?

A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas, inclusive no que diz respeito ao atendimento ao cliente. Durante a pandemia, independentemente do tamanho ou do setor da empresa, a necessidade era clara: continuar o atendimento e as vendas sem a necessidade de contato físico. Nesse cenário, as empresas que mais se destacaram foram as que investiram fortemente em atendimento ao cliente e em relacionamento com a marca, criando uma imagem clara, humanizada e de eficiência para quem queria comprar.

Durante o ápice da pandemia, havia também certo ceticismo por parte daqueles que não estavam acostumados a comprar online. Por esse motivo, investir em qualidade do atendimento online foi indispensável e elevou bastante o nível de competitividade das empresas nesse quesito. O WhatsApp foi uma das formas de tornar o atendimento virtual mais familiar, simples e confiável para que todos tivessem acesso à empresa. O atendimento ao cliente se tornou digital, em diversos setores, além de ter se tornado também um diferencial para o crescimento da empresa, exigindo qualidade, rapidez e eficiência. Por isso, desde que a pandemia começou a ficar mais branda, os atendimentos tendem a cada vez se tornarem mais automatizados e digitais, tanto para tirar dúvidas, reclamações quanto para realizar vendas e para tornar o processo de relacionamento via WhatsApp escalável. 

Com todos os benefícios que o WhatsApp trouxe para o atendimento ao cliente, as empresas têm profissionalizado cada vez mais esse meio de comunicação. E, para ter sucesso neste modelo de atendimento, é necessário pensar no sucesso do consumidor. E o que isso significa? Significa desenvolver uma cultura de atendimento em que a satisfação do cliente é o foco principal.

O que o Customer Success tem a ver com atendimento ao cliente?

O customer success, ou sucesso do cliente, é uma estratégia que fideliza o cliente e o torna um promotor da marca. Ele envolve o atendimento e suporte pós-venda e estabelece a forma pela qual o cliente é tratado na empresa e quais são as suas experiências. Para essas experiências com a empresa serem satisfatórias, é preciso haver uma cultura estabelecida de cuidado com o cliente dentro da empresa. Esse sucesso do cliente se relaciona com o WhatsApp porque, por meio dele, é possível obter uma comunicação mais personalizada e focada no cliente. Na qual, então, a empresa consiga manter o contato com o cliente em todas as etapas de atendimento. Desde a pré-venda, tirando todas as dúvidas, até o pós-venda e o suporte ao cliente.

Mas por que usar o WhatsApp no atendimento ao cliente? 

Algumas empresas ainda não enxergam o potencial do WhatsApp como ferramenta de negócio. E acabam se perguntando: qual é o benefício claro de ter o atendimento ao cliente pelo WhatsApp, e não por qualquer outro meio? 

Para alguns gestores, utilizar o WhatsApp pode parecer muito informal para o atendimento. Mas, se utilizado da forma certa, essa plataforma não é informal e ainda abre um leque de possibilidades para a empresa. Com um perfil bem estruturado, respostas rápidas, automatização para as principais perguntas, o WhatsApp vai inspirar confiança e profissionalismo para o seu negócio. Além do mais, o WhatsApp é uma ferramenta popular, tendo cerca de 120 milhões de contas só no Brasil. Sua fácil utilização torna o WhatsApp acessível para todos os tipos de clientes e setores, o que é uma grande vantagem para você aumentar as suas vendas e ter melhores resultados.

O uso de bots no WhatsApp pode te ajudar a criar novas comunidades de comunicação e a aproximar os clientes da sua marca. Eles são úteis também para otimizar a produtividade da sua equipe de atendimento, automatizando as respostas mais frequentes, agilizando o atendimento, mantendo um histórico organizado dos clientes e permitindo escalar suas vendas sem aumentar de forma volumosa seus custos com o atendimento ao cliente.   

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