Como usar o WhatsApp Business para automatizar e escalar seu atendimento ao cliente

Muitos empreendedores usam o WhatsApp pessoal para fins profissionais, mas essa prática pode ser prejudicial por misturar áreas da vida e causar confusão nas conversas. Em vez disso, é uma excelente ideia usar o WhatsApp Business, que é uma plataforma com recursos para organizar e tornar mais eficiente a comunicação com o cliente, e nunca deixá-lo sem resposta. 

Portanto, WhatsApp Business é uma das ferramentas mais inovadoras para o atendimento online, com vários recursos que facilitam os processos para você e o cliente. Ele automatiza o atendimento, faz integração com sistemas de gestão integrada (ERP) e sistemas de relacionamento com o cliente (CRM), disponibiliza catálogos de produtos e muito mais.

Além disso, a ferramenta é gratuita e está disponível para sistemas operacionais Android e iOS e oferece suporte para empresas de médio e grande porte por meio do WhatsApp Business API.

Alguns recursos do WhatsApp Business 

O WhatsApp Business API é uma ferramenta que integra recursos como chatbots e inteligência artificial (IA) que não estão disponíveis no WhatsApp Business tradicional. Ele é destinado a empresas de médio e grande porte que precisam de recursos e funcionalidades voltados para a competitividade e automação dos serviços de atendimento ao cliente. Portanto, para ter acesso a essa ferramenta, é necessário preencher um formulário de solicitação no site do WhatsApp Business API e aguardar a aprovação.

Use o WhatsApp Business para melhorar o atendimento ao cliente

Para usar o WhatsApp Business no atendimento ao cliente, é importante contar com suporte oficial e programar mensagens automáticas. Porém, também é recomendado usar etiquetas para organizar contatos e conversas e aproveitar as estatísticas e métricas disponíveis para entender melhor como sua empresa está se comunicando com os clientes, e entre outras formas de organização da plataforma.

Então, com os passos simples a seguir, você pode melhorar significativamente seu atendimento ao cliente usando o WhatsApp Business.

Ofereça suporte oficial

Nenhum empresário ou proprietário de negócio deseja perder horas tentando configurar mensagens automáticas sem ajuda. É essencial considerar o suporte oferecido pela plataforma para garantir que todas as dúvidas que surgirem durante o processo de abertura da conta e uso sejam solucionadas em tempo hábil. Esse suporte é a conexão entre a ferramenta e o seu negócio.

Programe mensagens automáticas

Uma estratégia inteligente para usar o WhatsApp Business é programar mensagens automáticas, como de saudação e ausência, para otimizar o atendimento ao cliente. As mensagens devem ser claras e objetivas, garantindo que o cliente compreenda o recado e não desista do produto ou serviço. Utilize as mensagens automáticas para dar boas-vindas, informar o horário de funcionamento ou ainda informar um status de espera em casos de muitos atendimentos em andamento. Essa solução pode auxiliar no controle do negócio e no relacionamento com o cliente, tanto para vendas quanto em casos de recebimentos e cobranças.

Utilize linguagem acessível

Mais importante do que atender com agilidade é atender de forma clara, utilizando linguagem acessível ao público. Conheça seus clientes e saiba qual a linguagem mais adequada para fazer com que o atendimento seja claro e fluido. Assim, é crucial que o seu cliente entenda a sua mensagem no primeiro contato, facilitando todo o processo de atendimento e comunicação. Portanto, isso é válido tanto para o atendimento humano quanto para os automatizados. Adaptar a linguagem de acordo com o público-alvo é fundamental para o sucesso do atendimento.

Use ferramentas de métricas

Após a comunicação ser delimitada e o atendimento estar em andamento, é hora de começar as análises e monitoramentos. Para isso, utilize ferramentas de métricas. Elas são essenciais para uma estratégia de atendimento efetiva e de melhoria contínua. Com a análise de métricas, você terá uma visão completa do seu processo de atendimento ao cliente, verificando dados como mensagens entregues, percentual de respostas e efetividade da estratégia de atendimento. Isso ajuda a validar se a sua estratégia atual está trazendo resultados reais e onde é necessário ajustar, dando base para o gerenciamento dos seus clientes e para a mudança das táticas de atendimento.

O seu atendimento se torna incrível com uma plataforma como o WhatsApp

O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para otimizar o atendimento ao cliente e melhorar a eficiência dos processos de venda. Com recursos como mensagens automáticas, etiquetas de organização e métricas de análise, é possível oferecer um atendimento mais rápido, eficiente e personalizado. 

Além disso, o aplicativo é gratuito e está disponível para sistemas operacionais Android e iOS, oferecendo suporte para empresas de médio e grande porte. Portanto, se você ainda não utiliza o WhatsApp Business, é hora de considerar essa opção e dar um passo à frente na competitividade do mercado.

A Open New pode te ajudar com isso!

Automatize também seu atendimento com ajuda da Open New. Após entender como usar o WhatsApp Business, por que não elevar seu negócio, escalar suas vendas e trazer maior competitividade para sua empresa? 

Com a Open New você pode ter vários atendentes na mesma plataforma, oferecendo tudo que seu time precisa para agilizar o atendimento no seu WhatsApp, Facebook e Chat para Sites.

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